segunda-feira, 2 de abril de 2012

O novo membro da família






      "Apesar de sermos um país onde a maioria da população é afrodescendente, os negros ainda não são respeitados como deveriam. Ganham menos que os brancos, possuem menos oportunidades e ainda são tratados por alguns como pessoas de menor valor." 

     
      Eu sei que não sou branca. Nem a nossa família é. Mas aquele lá. Aquele neguinho lá. Que Lúcia anda agarrada de um lado para o outro. É muito mais escuro do que eu. É muito mais escuro que qualquer um de nossa família.

      Ele pode mesmo até ser um bom rapaz. E querer compromisso sério com ela. Mas ele é tão preto! Não tinha coisa melhor para ela escolher? Um outro mais clarinho?

      Eu não estou sendo racista. Não é por ele ser negro que não o quero na minha casa. Não é porque ele é um preto retinto, de beiço virado, que não o quero sentado no meu sofá.

      É que ainda me lembro do outro namorado dela. Tão branquinho. De olhos verdes. Parecia um anjo. Este novo é pretinho. De cabelo carapinha. Um boneco de piche. Eles são tão diferentes. São opostos!

      Como Lúcia pode trocar o Marcelo por um neguinho? Ainda mais depois de tantos anos de namoro? Quase um casamento? Esta história não pode terminar assim!

      Não é a primeira vez que a Lúcia briga com o Marcelo. Eles já brigaram antes. Muitas vezes antes. E sempre fizeram as pazes. Por que seria diferente agora?

      É sempre a mesma coisa. Ela quer casar logo. Quer ter filhos. Diz que é mulher e não pode esperar muito. Que já passou dos trinta anos. Marcelo diz agora não. Joga o casamento lá para frente. Mais dois anos. Depois mais três. Depois mais dois. Uma data a perder de vista.

      Desta vez Lúcia disse que cansou de esperar. Cansou de ser feita de boba. Por isso decidiu terminar tudo. Resolveu ser feliz com outro.

      Lúcia arrumou este neguinho tão rápido! Num piscar de olhos esse preto virou seu namorado. E nunca mais se desgrudaram.

      O neguinho faz por ela o que Marcelo nunca fez. Eu sei. Ele dá a ela o apoio que Marcelo nunca deu. Eu vejo. Ela parece apaixonada. E feliz.

      O neguinho dela quer me conhecer. E ao resto da família. Eu não faço empenho. E os outros aqui de casa também não. Ninguém quer conhecer um preto de beiço virado.

      E sabe de uma coisa? Eu acho que esse relacionamento dela com o neguinho não é sério. E Lúcia ainda gosta do Marcelo.

      Lúcia só ficou com raiva da enrolação dele. E quis fazer ciúmes. Por isso pegou o primeiro homem que apareceu. E foi justamente esse preto.

      É isto! É tudo para pirraçar o Marcelo!

      Por isso ela fala que logo vai casar com o neguinho. Que logo vai morar de vez com ele. Que logo vai ter filhos. É tudo para deixar o Marcelo esperto. Com medo de perdê-la para sempre. E marcar logo a data do casamento.

      Eu até posso imaginar o plano. Que se passa na cabeça dela:

      “Ela marca o casamento. Distribui convite para todo mundo. Até para Marcelo e sua família. No dia do casamento. Com ela de noiva no altar. Na frente do padre. Na hora do sim. Marcelo entra na igreja e a rapta. Como numa cena de novela. E o neguinho de beiço virado fica no altar sozinho. A ver navios. Bem feito, neguinho! Dá próxima vez arranje uma moça da sua cor!”

      É isto o que vai acontecer. É sim!

      Ela não vai casar com aquele neguinho.

      Um preto retinto, de beiço virado, não vai entrar para nossa família!


Kátia Pessoa – 02/03/2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário